Filhos... quem tem sabe onde pega...
- Mulher sem Sal
- 6 de out. de 2015
- 5 min de leitura

Plagiando uma famosa frase atribuída erroneamente a um também famoso político: "Fi-lo porque qui-lo. Lê-lo-á quem suportá-lo"...
É assim com os os filhos!!! A gente ama, educa, se descabela por eles... E para que... Me diz... Eta trem sem rumo e desgovernado isso sim!!!!
Geralmente penso duas coisas sobre filhos:
1- Não é POSSÍVEL que eu tenha sido uma aborrescente sem eira nem beira, tao sem futuro dessa forma... Sei que cometi mais erros do que posso contar em horário comercial, pelo menos sei que os cometi!!!! As crianças de hoje em dia nem tentam ou nem se decidem se vão tentar ou não!!! Caso de polícia já... Tudo é "mó rolé"...nem expressar seus pensamentos essas tongas conseguem!!! AAAAAHHHHHH!!!!
2- Tenho uma piada interna na minha mente (às vezes escapa e sai pela boca...fazer oq) que serve para dar ânimo ao meu inconformismo: desde pequeno eles são perfeitos por 8h ao dia: quando estão dormindo!!! Parecem anjos!!! Tchutchucos da mamãe!!! Eu tenho certeza que pari esses, não aqueles demonhos que passam a maior parte do dia resmungando... Tudo é longe, tenho que ir a pé? Pq você não pode me levar? Pq não posso ficar jogando? Pq tenho que ir nessa festa? O par: pq tenho que ir no mercado E acabou tal coisa? Pq eu tenho que ir pra aula? Lavar louça, sou sua empregada agora? Que horas a comida fica pronta? Tá doendo aqui, tá doendo ali, tá doendo tudo, você não resolve minha dooooor!!! Pq não tenho uniforme passado (essa ocorre aqui em casa às 5h da manhã)? Pq não posso ter isso ou ir naquilo (que custa os tubos de dinheiro e vc fazendo sua própria tintura no cabelo para ir trabalhar e manter o emprego)? Se eu sou assim, 50% dos meus genes veio de você (na aula de biologia tu prestou atenção? Tem dó!)
Da vontade de falar: Pq eu posso. Pq eu sou a mãe e pronto.
A gente escutou isso a vida inteira e não morreu. Estamos aí, tudo gente boa e batalhadora. Só que naaaaao, temos que ser mais humanistas e construtivistas, evoluir o modelo dos nossos pais (Pq, se funcionou?), se especializar em pedagogia da autonomia, que a escola não alfabetiza mais e não quer que pai se meta para ensinar o jeito (velho) de fazer conta de dividir com dois números ou ensinar a decorar a tabuada (sério gente, só tem um jeito de internalizar uma tabuada e é esse).
"Decoreba" é ultrapassado. Arrancar o couro também. Só que funcionava e eu não ficava de recuperação. Se o lance é entender a matéria, Pq diabos vc não vai bem nas perguntas chinfrins de alternativa??? Alternativa!!!! Fala sério, vocês viram recentemente o naipe das perguntas das provas das crianças? Onde já se viu fazer um desenho na prova de português valer 3 pontos???? Eu ralaaaaava por três pontos!!!! Monteiro Lobato que o diga!!!
Aliás, tinha um projeto de lei recentemente em votação para tirar esse grande autor brazuca das escolas... Dizia que os personagens faziam bullying nos outros... Fala sério... Devia ter acompanhado para ver no que deu, falha minha. Bullying é coisa séria, só que tem sido usada de muleta... As crianças são mais cheias de mimimi e de "meus direitos" do que "meus deveres, minhas obrigações, meu futuro".
Outro dia meu aborrescente mais velho me respondeu em tom jocoso um sonoro palavrão para expressar sua discordância de forma zombeteira. Perguntei chateada se era dessa forma que se tratava uma mãe, se foi essa forma de respeito que eu ensinei a ele. Escutei uma coisa que me travou por uns segundos até minha ira ir até Marte e voltar: "é assim que eu trato meus amigos, pensei que você era minha amiga".... ?!?!???!
Respirei fundo. Quase soltei um "eu não sou sua amiga, sou sua mãe caraio, muleque dos inferno". Pensei. Contei até 1.537 para acalmar. E respondi: "Fico feliz que você me considere sua amiga além de sua mãe. Só acho que em todos os relacionamentos deve haver respeito mútuo, hora de brincar e hora de calar e que nossos modos nos traem. Você pode estar em um emprego ou com pessoas que podem não entender isso "de boa"."
Ouço de volta: "você também fala". Por mais que ele tenha razão (eu sou a mae!!!!), um erro não justifica o outro. (Risos) Por mais que "liderança pelo exemplo" é o que mais se fala nessa geração, eu infelizmente perdi a compostura. E como quem não tem argumento apela, eu disse: "Se eu comer merda você também vai comer?!? (Mãe, você e suas valiosas frases), você pode até falado de brincadeira, só não precisava ter gritado DO NADA com essa voz de taquara rachada na minha orelha e pára de jogar e vai fazer alguma coisa de útil".
E ecoava a trilha sonora de fundo:
"Ainda somos os mesmos
e vivemos
Ainda sooomos os meeeesmos
e viveeeemos
Como os nossos paAaAaaiisss..."
Outra apelação que eu resolvi adotar, depois de exausta de derrotada quanto ao fato da criatura de teta se inscrever em 5 vestibulares em 5 cursos diferentes, sem foco nenhum e sem querer estudar, foi: filho, meu futuro já aconteceu, te dei todos os subsídios e base para que você construa o seu e você não está sendo o condutor da sua vida. Quem vai viver sua vida é você, não eu. Presta atenção....
O que escutei de volta? "Decidi que vou ser jogador de videogame profissional, trabalhar nisso em casa, sem faculdade." Me senti meu pai dizendo pro meu irmão que se ele achava que iria viver de música, iria passar fome. Afe!
O pior é que vejo todas as minhas amigas nessa situação. Inclusive, o curso de administração em faculdade privada nunca esteve tão na moda. O que eles querem fazer ao se formar? Ter uma startup de sucesso ou ser CIO de uma grande empresa, com carro, bônus e benefícios.
A conclusão que eu cheguei é que ninguém quer mais trabalhar, isso sim. Melhor eles começarem a jogar na Mega-Sena, vai que dá sorte. Opa, essa geração se diz politicamente correta, não atravessa fora da faixa, não acredita em sorte ou em jogos de azar.... É rezar então para casar com gente rica... Ixi, me esqueci, por conta dos divórcios e das famílias malucas que nossa geração tem, eles não acreditam em casamento e não querem ter filhos, Pq dá muito trabalho e eles querem aproveitar a vida (sério?!? conta a novidade!!! comeco a achar que te criei bem, vc ta mais esperto q eu na sua idade..).
É uma pena. Tem mais uma frase da minha mãe que eu adoraria usar: "Um dia, você terá filhos, aí você vai ver..."
Só me resta olhar para as fotos das amigas no facebook ainda na maternidade e sorrir: te prepara.... Agora entendo Pq todas as pessoas mais velhas te dizem quando o bebê nasce: aproveita, passa taaaao rápido.... Tenho certeza que elas tambem estao rindo internamente quando dizem isso. Tipo, passa bem rapido mesmo..até sair da maternidade e voltar pra casa só... Kkkkkk
Filhos, mamãe ama vocês, não se arrepende de nada (evitem ficar traumatizadinhos com esse post), só se preocupa com a belezura de futuro que vocês vão ter... Hoje, Pq vocês não são mais crianças!!!! Se cocem!!!
Em tempo: celular é para atender!!! Quando mãe chama, é agora, não daqui a pouco!! Não é frescura nem carência!!! E olha que eu mando SMS, e-mail, zapzap, telegram, Skype, posto em mural, fiz conta na PSN, gravei midia no Spotify, tenho mais umas 10 redes sociais que te sigo e LIGO.
Ahh!! Na última vez que comecei aquela contagem apelona: UMMMM...meu mais novo perguntou: qual o castigo que vai ter quando chegar no três? Pensei em responder: arrancar seus dentes da boca e te pendurar pelas tripa do lado de fora da janela. Só respondi na verdade: DOOOOOOIS, numa altura de voz que tremeu o prédio. Por via das dúvidas, ele resolveu obedecer. Afinal, a mãe é louca e deve estar de TPM. Depois que passou a crise, me perguntou novamente, qual seria o castigo? Sem mais forcas para lutar, disse que seria o mesmo de sempre, recolhimento dos eletrônicos....
Desisti da contagem desde então.
Comentários